[junho 29 2016] : NEWS

CORNIBUS PARA RATIER

Os designers Fabiano Tamburus e Vivi Rivaben são os responsáveis pela linha de objetos de decoração Cornibus para a marca Ratier. Nela, os dois artistas brincam com a relação da arte contemporânea e decoração e se utilizam de técnicas ainda pouco aplicadas em objetos, como o uso de chifres e ossos genuínos, taxidermia e osteologia. A proposta tem a intenção de transformar peças do cotidiano, como mesas, cadeiras, luminárias, escudos e castiçais, em obras de arte que se apoiam em numa linguagem bem underground eque foge do lugar-comum.

Para entender um pouco esse novo conceito e conhecer as peças (algumas estão na galeria do topo da página), nós conversamos com os artistas.

 

Como surgiu a ideia de montar e lançar a linha? Vocês já trabalhavam nisso, já tinham lançado alguma parceria antes?
Fabiano Tamburus – A ideia surgiu de uma cabeça de boi que a Vivi ganhou de um amigo fazendeiro no interior. Isso foi como um estalo: logo começaram a surgir ideias de fazer algo a mais com aquela peça. Começamos a procurar chifres, ossos, peles, a misturar metais, spikes, led, madeira, acrílico, tinta… e de repente a coisa começou a acontecer. Não trabalhávamos com isso anteriormente, mas a Vivi foi criada na fazenda e sempre cresceu com esse universo em volta…

Como rolou a parceria com a Ratier?
Fabiano e Vivi – Aconteceu naturalmente. O Renato Ratier, dono da marca, sempre gostou muito deste tipo de objetos decorativos que produzimos e a marca Ratier tem no seu DNA a matéria prima animal que trabalhamos. Tudo a ver.

Quais foram as inspirações para criar e compor os objetos? De onde surgiu a ideia de misturar técnicas como osteologia e taxidermia, por exemplo?
Vivi – As inspirações são uma mistura de nossas raízes do interior com o dia a dia de nossos outros negócios. As referências do mundo em que vivemos e as coisas com que trabalhamos. Ambos trabalhamos como designers em outros business e isso tornou natural a busca por novas ideias para a criação das peças.

O que vocês acham que é mais marcante no design dos objetos? Ou seja, qual é o diferencial dessa linha para a Ratier?
Fabiano e Vivi – A Cornibus tem como característica a mistura de matéria prima animal, com texturas, tintas e aplicações em metal. Porém, não nos limitamos a isso. Produzimos também peças que vão do estilo “chique” ao “underground minimalista”. Acredito que esse seja mesmo o diferencial.

As peças estão à venda na loja Ratier.

veja também